quinta-feira, 2 de maio de 2013

ASTRONOMIA E CRENÇA

Por que o Vaticano tem um observatório? Não existem coisas mais importantes a fazer do que olhar para as estrelas?Astrônomo do Vaticano Guy Consolmagno SJ foi convidado a estas questões, muitas vezes, na verdade, ele pede-lhes de si mesmo. Em um evento organizado pelo Mount Street Centro Jesuíta no mês passado, ele explicou como ele encontra Deus em seus estudos científicos.




Certa vez, causou um rebuliço em uma igreja no Havaí, anunciando que eu era "um observador do Vaticano. Na verdade, eu sou. Quando isso acontece, eu estava no Havaí para usar os telescópios de lá, assim como eu também observar com o próprio telescópio do Vaticano no Arizona. Esse é o meu trabalho com Observatório do Vaticano.


Por que o Vaticano tem um observatório? Não são coisas lá mais importantes a fazer do que olhar para as estrelas? Essa é uma questão não só para a Igreja, mas para a pessoa que escolhe fazer astronomia para viver. Lembro-me de quando eu tinha 30 anos de idade, um pós-doutorado no MIT, eu deito na cama às 3 da manhã me perguntando: 'Por que eu estou perdendo meu tempo me preocupando com as luas de Júpiter, quando há pessoas morrendo de fome no mundo? "
Eu não tive nenhuma resposta.
Eventualmente, eu larguei meu emprego, eu parei ciência e entrei para o Corpo de Paz dos EUA.Eu disse às pessoas do Corpo da Paz: 'Eu vou a qualquer lugar que você me pedir para ir, eu vou fazer qualquer coisa que você me pedir para fazer, eu só quero ajudar as pessoas. " Eles me mandaram para a África, para o Quênia ... onde eu acabei ensinando astronomia para os alunos de pós-graduação na Universidade de Nairobi!
Agora, todos nós sabemos que existem muitos problemas com uma sociedade tecnológica como a nossa no Ocidente ... poluição, o consumismo, a alienação de pessoas da natureza. Estes são problemas reais que todos nós temos de lidar. Mas para todos os seus problemas reais, uma sociedade tecnologicamente sofisticado é o único tipo que temos sido capazes de desenvolver a tal ponto que é capaz de alimentar seu povo em uma base regular. Para se ter uma sociedade precisa de uma população educada, você precisa de escolas. As escolas precisam de professores.Os alunos de pós-graduação que eu estava ensinando tinham empregos de espera no Colégio do Quênia Science Teachers ', para ensinar os professores a ensinar os alunos para que um dia poderia Quênia melhor alimentar sua população.
Mas isso não é por isso que eles queriam aprender astronomia.
Nos fins de semana, eu ia visitar meus colegas voluntários do Corpo da Paz nas escolas em outras partes do país onde eles estavam ensinando. À noite, eu iria criar um pouco de telescópio que eu tinha trazido comigo, e todos na aldeia iria sair para olhar através do telescópio. E eles vão, 'wow' quando viram os anéis de Saturno, a nebulosa de Orion, as crateras da Lua ... exatamente como a minha família e amigos para trás em Michigan. Todos os que já olhou através de um telescópio vai 'wow' para essas coisas. Olhando para as estrelas e imaginando o que eles estão prestes e como nos encaixamos - isso é algo que nos torna humanos.
A astronomia o que fazemos, desde a aterragem em Marte para descobrir a energia escura, é algo que todo ser humano vivo pode se orgulhar dentro e para negar a alguém que o orgulho, porque eles nasceram no continente errado, ou do sexo errado ou sócio-econômicos grupo, é negar-lhes a sua humanidade. Mas, para lembrá-los que você, também, pode olhar através de um telescópio e ir 'wow', e sonho? Isso significa que você, também, fazem parte desta grande comunidade que é mais do que apenas um grupo de pessoas à procura de pão. Nós não vivemos só de pão.Astronomia é a forma como nós experimentamos o universo de criaturas que estão interessados ​​em mais do que apenas, "o que há para o almoço?"
Mas o que eu também vim para ver é que a crença desempenha um papel fundamental em ser capaz de fazer isso astronomia.
Há três crenças religiosas que você tem que aceitar na fé antes que você possa ser um cientista.Você não pode pensar neles como religiosa, mas posso citar religiões que não têm essas crenças.
A primeira coisa que você deve acreditar é que este universo realmente existe. Isto pode parecer óbvio, mas se você acreditar, como algumas religiões fazem, que "tudo é ilusão", então o que há para um cientista a estudar? Se você fosse um solipsista, em seguida, ser um cientista seria apenas desperdiçando seu tempo estudando uma invenção da sua imaginação.
A segunda coisa que acredito é que o universo opera por leis regulares. Como você pode ir procurando as leis físicas do universo se você não acredita que há leis físicas que podem ser encontrados? Hoje temos mil anos de encontrar essas leis e ver como podemos usá-los para fazer o trabalho de telefones, mas que foi a primeira pessoa de mil anos atrás a pensar que tais leis existem, e que poderia ser descoberto? Onde é que ele ou ela começa a fé para acreditar que pode haver leis para ser encontrada?
Se você fosse um pagão romano e você viu relâmpago, você disse que o deus do raio jogou, se você viu as colheitas crescem, você atribui isso à deusa das colheitas. Se você acredita que tudo o que ocorre no universo é o resultado dos caprichos de demônios e divindades, não há nenhum ponto na procura de leis científicas.
Cristãos na época romana foram acusados ​​de serem ateus, porque eles se recusaram a acreditar nesses deuses pagãos. E com razão, há muitos deuses que eu não acredito dentro Na verdade, mesmo Richard Dawkins só acredita em um Deus menos do que eu!
E o Deus que eu acredito em não é do universo, mas já existia antes que o universo começou, não uma parte da natureza, mas super-natural. Se você acredita nesse tipo de Deus, então não há espaço para perguntar como o resto do mundo funciona, e sala para saber se ele funciona por leis regulares. Sabemos pelas Escrituras que Deus é responsável pelo universo, em um passo-a-passo.Gênesis descreve a história da criação que é fundamentalmente diferente da história babilônica em que ao invés de o universo físico ser um acidente, Gênesis nos diz que Deus deliberadamente quis que ela existe.
E aqui é a terceira coisa que você tem que acreditar como um cientista: você tem que acreditar que o universo é bom. Nós temos que, novamente, a partir de Gênesis. Se você acha que o universo é um emaranhado de tentações, então você vai ter medo de ser muito envolvido com ela, você vai querer meditar-se a um nível mais alto, talvez. Se você acredita nisso, você não vai querer ser um cientista. Mas ao invés disso, nós acreditamos em um Deus que amou o universo que Ele enviou Seu Filho unigênito ...
Então, por que as pessoas pensam que há um conflito entre ciência e religião? Muitas vezes o pressuposto é que a ciência ea religião são sistemas de epistemologia, formas de saber os fatos. A ciência dá-me um conjunto de fatos, a religião me dá um outro conjunto de fatos, e por isso certamente não vai ser um momento em que o conflito dos dois sistemas.
Mas isso não é o que a ciência está em tudo, e não o que é religião em tudo.
Todos nós aprendemos a ciência na escola, onde é ensinado como um grande livro de fatos, e é melhor usar o livro deste ano, porque o livro de fatos do ano passado está desatualizado. Mas isso deve dizer-lhe imediatamente que a ciência é não apenas fatos. A ciência continua, mesmo quando os fatos mudam. O que fazemos na ciência é aprender a ter uma conversa sobre esses fatos ... como é que podemos falar sobre a compreensão de como o universo que observamos parece funcionar e como podemos usar esse entendimento para adivinhar o próximo lugar para olhar. A ciência não são os fatos, é a conversa.
Da mesma forma, a fé não é sobre um monte de coisas que eu devo aceitar, cegamente, fechando os olhos para a verdade. Pelo contrário, lembre-se que Moisés diz ao seu povo depois de dar as Tábuas da Lei: "não se esqueça das coisas que seus olhos viram ou deixá-los desaparecer de seu coração enquanto você viver. Ensiná-los a seus filhos e aos seus filhos, depois deles. " (Dt 4: 9) Não é, 'fechar os olhos', mas sim ', prestar atenção ao que você já viu. "
A fé não está aceitando um monte de fatos, na ausência de provas. É fazer escolhas na ausência de todos os fatos ... se é a sua escolha de escola ou trabalho, que você vai se casar, onde você vai viver. Quando você fez essas escolhas, não havia nenhuma maneira que você poderia saber como ele iria sair. É a vida, fazer escolhas, na ausência de dados suficientes. Mas fazer essas escolhas na expectativa de que as coisas vão sair bem. Isso é fé. Às vezes, essa expectativa vai ser quebrado, mas você ir em frente de qualquer maneira, o que mais você pode fazer?
Estas expectativas baseadas na fé ocorrer na ciência o tempo todo. Quando eu escolher o campo da ciência para entrar, eu estou supondo que vai ser interessante para baixo da linha, se eu sabia o que eu ia descobrir, eu não teria que fazer a ciência. Quando eu vejo um problema interessante para mastigar, eu tenho que adivinhar qual abordagem vai ser o mais frutífero. Como faço para tomar essa decisão? De todas as diferentes abordagens que são possíveis só tenho tempo para tentar um ou dois, como faço para escolher? É um passo cego no desconhecido.
A ciência não é um grande livro dos fatos. A ciência não é sobre "provar" alguma coisa. A ciência descreve, mas as descrições são incompletos; continuamos esperando que eles ficam melhor. Por isso mesmo que você não pode usar a ciência para provar a existência de Deus (ou não Deus). Mas a ciência pode nos encorajar em nossa crença?
Um traço de Deus eu acho é que Ele sempre nos dá "negação plausível". Toda vez que você ver a Sua ação no universo, sempre é possível chegar a alguma maneira de explicá-la, se você quiser.Pode ser apenas coincidência, ou uma ilusão. Você nunca pode saber com certeza, que, é claro, é por isso que precisamos de fé.
Mas postular um "Deus" nos ajuda a lidar com certos mistérios clássicos da natureza fundamental da nossa existência. Leibniz vez perguntei a famosa, "Por que existe algo em vez de nada?" O "nada" de "criação a partir do nada" é mais do que a ausência de matéria, é a falta de espaço, o tempo e as leis da física se. Porque é que existe um universo? O universo em si não pode explicar-se. Ou ele não tem explicação, o que certamente é possível, ou há uma razão para a sua existência, fora de si mesmo, e vamos identificar isso com Deus.
Mas, na minha ciência me deparo não só o Deus criador, mas também um Deus pessoal. E para explicar isso, deixe-me contar uma história final.
Lembro-me de tardes de verão chuvosos, quando eu era criança, quando eu não conseguia sair a jogar, minha mãe iria trazer um baralho de cartas e lidar a mão. Agora, ela é um adulto, eu sou uma criança, não há dúvida de que ela poderia ganhar o jogo a qualquer momento ela queria. Mas o ponto deste jogo não era para ganhar. O ponto deste jogo era para ela me dizer que ela me ama.Ela não podia dizer isso em voz alta, sem menino de dez anos de idade, estaria por isso. Mas ela podia mostrar, pelo tempo gasto comigo, compartilhando o prazer do jogo.
Quando eu faço ciência, Deus está jogando um jogo comigo. Ele define os quebra-cabeças, eu jogo fora os quebra-cabeças, e como todos os quebra-cabeças, não é as respostas que importa, é a atividade de encontrar as respostas. As respostas só conta se eles podem criar o próximo puzzle.
A ciência é onde eu começo a passar o tempo com o Criador. Quando Deus me convida a encontrá-lo nas coisas que foram feitas, como São Paulo diz em sua carta aos Romanos, Deus é a criação de um jogo que começa a jogar juntos. É um jogo que, além de tudo, me diz que me ama.
E para isso, eu sou grato a ser um astrónomo.


Br Guy Consolmagno SJ é um astrônomo do Observatório do Vaticano.
Esta é uma versão editada de uma conversa que foi entregue no Mount Street Centro Jesuíta no centro de Londres em 18 de março de 2013.

Nenhum comentário: