terça-feira, 8 de março de 2011

ÓRION ESPECULAÇÃO OU REALIDADE?


POR YURI MENDES

A razão deste artigo seria um esclarecimento ao público concernente ao artigo do pastor Rodrigo Silva publicado no site do ADVIR
 considerando suas apreciações feitas ao artigo do Pastor André Reis e ao que se refere a sua opinião e crítica ao meu livro citado no mesmo pelo Pastor Rodrigo colocando em dúvida minha capacidade intelectual.
Ao ler, me senti na obrigação de fazer alguns esclarecimentos ao público. Primeiro: em relação ao pastor Rodrigo Silva, digo melhor, a sua maneira de criticar e querer desmerecer minha pessoa, meu trabalho e do Pastor André Reis.
Segundo: O meu nome Yuri Mendes foi citado no artigo do Pastor André Reis como apenas como historiador e não como astrônomo amador em uma única vez. Sendo que no texto do Pastor Rodrigo, ele tornou-me o foco central do tema de suas críticas e se desviou do tema primário, que era a visão de Ellen White de 1848.
Terceiro: O Pastor  Rodrigo comenta que no meu livro  “Os mistérios de Órion” há uma inexistência de referencias sobre astronomia." Gostaria de advertir que o artigo foi escrito tendo como alvo o público adventista leigo e para isso foi escrito de maneira lacônica sem fim de notas de rodapé, já que a própria CPB não questionou e nem me solicitou.
Em relação a uma citação de revistas e de um “ufólogo místico” comentado em meu livro. O tal de “ufólogo místico” é Robert Bauval, citado na página 26 como um pesquisador cujo trabalho lançou luz sobre as pirâmides corrigindo o pensamento de Egiptologistas clássicos. Ora, na verdade, Bauval e um engenheiro e não egiptéloo." Mencionei Robert Bauval não porque ele é místico, sim por sua teoria.
O meu objetivo no livro é somente uma curiosidade, por isso a mencionei junto com as lendas e mitos dos povos antigos.
Talvez muitos não saibam, mas os maçons, a nova era, o movimento de 2012 e alguns filmes estão pregando também que Jesus voltará por Órion. “Até os escolhidos serão enganados” Mateus 24! Pois é, são esses enganos que quero mostrar em meu livro para evitar uma decepção naquele grande dia.
Em relação a tal revista. Para “começar não é a revista Veja” e sim a “Isto é” na página 76. Pois usei esta referência da revista "Isto É", publicada em 1984. Uma reportagem que falava de um objeto astronômico e que foi utilizado por muitos por alguns para afirmar que estava relacionada com a volta de Jesus. O que também gerou uma lenda urbana.
Da mesma forma, enuncio meu respeito pelo Rodrigo por sua capacidade acadêmica como um Arqueólogo e que nossos contatos sempre foram através de alguns breves e-mails em que ele afirmou que discordava de parte de minha pesquisa e interpretação dos fatos científicos ocorridos a respeito de Órion. O Pastor Rodrigo tem todo o direito de discordar e opinar de parte de minha pesquisa e da interpretação dos fatos.
Entretanto,  da mesma forma não é de meu interesse aqui tornar um extenso debate sobre o assunto ou levar os irmãos da igreja a “tomarem uma posição”. Meu desígnio é mostrar que minha pesquisa realizada por mais de vinte anos e resumida em meu livro é fidedigna e tem como base tudo o que foi estudado sobre esta questão, em todos os sentidos. Tanto como astronômico, espiritual e bíblico que foram reforçados recentemente pelas descobertas do Pastor André Reis através de seu artigo publicado em meu site e no do ADVIR.
Quando comecei minhas pesquisas em 1986, tinha como base o esclarecimento da verdade e da realidade dos fatos que até então só se ouvia falar e ninguém mostrava nada. E quando escrevi meu livro nem sabia da existência de um Pastor Rodrigo Silva, no entanto, só fui saber o que ele falava sobre Órion através de alguns vídeos colocados na internet. Nos quais, verifiquei que cometeu erros primários em falar de astronomia.
Eu não escrevi o livro “Os Mistérios de Órion” para atingir sua pessoa. Durante todos esses anos, pedi muito a Deus que dirigisse minhas pesquisas, e vi muitas vezes a mão dele agindo em minha vida. E tenho agradecido a Deus, durante os últimos 20 anos por me dar a luz do conhecimento da ciência e da verdadeira fé.
Todavia, como o Rodrigo continua questionando meu livro colocando alguns pontos em dúvida, em relação as minhas fontes de pesquisas, de minha capacidade e do seu temor de nutrir de que a esse livro (Os Mistérios de Órion), uma vez publicado pela CPB, desse às minhas posições tivesse um efeito de ar de oficialidade eclesiástica. Pelo motivo, que ele recebeu por parte de muitos, vários e-mails os quais questionaram o que ele ensinou a respeito desse tema nesses últimos anos.
Contudo, senti no direito de defender o que escrevi e do que estudei durante todos esses anos. Meu livro foi avaliado e aprovado por uma comissão fidedigna da CPB, na qual, há pessoas de renome que pertencem a nossa comunidade Adventista. Pessoas que tem o objetivo de manter a qualidade de informações publicadas em seus livros. Sendo que no ano em que foi publicado (agosto de 2007), O Pastor Rodrigo se dirigiu a diretoria da CPB contestando meu livro, com o seguinte argumento: minhas informações não estavam corretas e que o livro tinha que ser tirado de circulação. Era apenas sua opinião. Nesse tempo o livro ficou por três dias sem poder ser vendido. Toda a diretoria da CPB se reuniu e chegaram ao mérito de que os argumentos de Rodrigo e de seus conhecimentos astronômico não tinham fundamento e nem eram suficientes para contestar minhas conclusões. Assim, o livro retornou a ser comercializado. E nesses últimos três anos tenho levado a nossas igrejas através de palestras imagens, vídeos e a explicação dos fatos astronômicos e históricos sobre esse tema.
Sempre fui muito ético com relação à pessoa de Rodrigo. Em nenhum momento em minhas palestras mencionei, citei e falei do Pastor Rodrigo, no qual o respeito e nunca escrevi nada e nem enviei algum e-mail para terceiros que pudesse manchar o seu perfil. Ao contrario do Pastor Rodrigo, sempre continuou desmerecendo meu livro por um motivo pessoal. Sendo que o Pastor Rodrigo não possui nenhum conhecimento de astronomia e física para ter base de refutar o que escrevi. Isso é confirmado em vídeos que foram colocados na internet e do que ele escreveu em seu artigo no site ADVIR. O que conclui; que não foi humilde para reconhecer que nem tudo de suas conclusões não estão corretas.
Sendo que o próprio Pastor Rodrigo, admitiu em seu texto que ele não é nenhuma autoridade suprema para dizer do que está escrito em meu livro não seja verdade.
Outro ponto, Rodrigo sempre usa o termo “astrônomo amador” num sentido pejorativo, de uma forma a me desmerecer entre a comunidade Adventista.
Pesquiso astronomia desde meus nove anos de idade. Em relação a ser astrônomo amador, essa palavra já diz tudo, "amador" vem da palavra "amar". Isso significa que pessoa ama o que faz, e dedica-se muito mais tempo que um profissional. Pois sou um Autodidata. Por anos me dediquei a conhecer e entender o que era esse universo. Além do mais, 70% das descobertas astronômicas são feitas pelos amadores, e isso não tira o mérito de minha capacidade de entender o que ocorreu naquela época.
Assim, espero que o Pastor Rodrigo reveja seu conceito de astrônomo amador.
O que está escrito em meu livro, é um estudo feito na prática e não em uma suposição. Pois, numa pesquisa temos que buscar respostas do porque, onde, como e quem, para assim descobrir o que aconteceu. 
Na época que iniciei minhas pesquisas não havia internet, onde busquei as informações sempre diretamente no local. Observando tudo e por vários dias.
Foram muitas horas de estudos dentro de bibliotecas de universidades, entrevistando astrônomos, físicos e pastores o que durante esse tempo, mais de vinte anos acumulei um grande conhecimento, no qual, em minhas palestras é comprovado minha capacidade e o que escrevi. Exemplo disso: muitas pessoas que ouviram minhas palestras e falaram comigo, disseram que fizeram pesquisas e comprovaram o que escrevi e o que falei. Assim, me deram crédito.
Além disso, suas referencias que tem usado para desmerecer as minhas e do Pastor André Reis é apenas algumas palavras para defender sua pequena visão dos fatos e não é o contexto de suas referencias. Além do mais, Rodrigo não aborda os empecilhos que dificultam e que podem comprovar que suas deduções não estão devidamente corretas, na insistência hipotética de seu contexto e por isso, sua alegação não esgota os enigmas que envolvem as descobertas astronômicas e de como Jesus voltará.
O que observo é que Rodrigo não lê com a devida atenção o que está sendo e o que foi estudado pelos astrônomos e pelos físicos. Pois notei que ele não sabe definir o que é realmente um buraco negro e o que está acontecendo nas nebulosas em Órion. Vejo aqui, falta de um conhecimento maior do que está se referindo em suas críticas. Sendo que não é possível detectar, tal luminosidade inexplicável ou sequer um "espaço aberto" em Órion a olho nu.
Rodrigo teria prestado um grande serviço de esclarecimento à população se ele dissesse que a NASA ou qualquer outro observatório não divulgou isso e que é apenas mais uma lenda e não procede.
A Nebulosa de Órion está sendo observada cuidadosamente pelos astrônomos, é para  desvendar os segredos que envolvem a formação das estrelas. As nebulosas são nuvens interestelares compostas de hidrogênio, hélio, poeira cósmica e outros elementos.
A Nebulosa M42 e a NGC 1999 são imensas nuvens no espaço cósmico. E são maiores do que as nuvens do nosso céu atmosférico, e É formada por partículas extremamente minúsculas que flutuam no seu interior. São tantas que a nuvem é enorme, tão grande que no seu interior caberiam milhões e milhões de Terras. No interior da nuvem, as partículas se deslocam,   e algumas   se   agrupam  para  formar imensos blocos de  matéria. Esses grandes blocos giram, agregando mais partículas o tempo todo.  E à medida que as partículas se agrupam e diminuem, como se alguma coisa os comprimisse. Prevendo assim, que muitas estrelas surgirão nessa nuvem.
Os astrônomos também têm observado nessa nebulosa o efeito da luz causado por uma intensa radiação, contornada e esculpida pelo gás das estrelas, que formam pilares densos de gás e pó, e jatos de gás que fluem de estrelas menores. As imagens feitas Pelo telescópio espacial Hubble mostram apenas a interação de nuvens moleculares, indicando intensas ondas de choque de ventos estelares de alta velocidade.  Isso é provocado pelas poderosas explosões e ventos das estrelas mais volumosas e maciças das proximidades por efeitos e fenômenos físicos e químicos.
O que também constatei durante esses anos em minha pesquisa, é que existe uma confusão entre a expansão das estrelas da constelação de Órion com a expansão da nebulosa junto com o seu movimento pela galáxia. O que está se expandindo em Órion é apenas as nuvens que constituem a nebulosa. A expressão usada aqui para “expansão” não está dizendo que a nebulosa está crescendo, mas sim que ela está se dissipando e vai desaparecer com o passar dos anos (mais precisamente uns 10 milhões de anos). Na realidade, as estrelas mais luminosas e volumosas da nebulosa estão destruindo essa nuvem de gás e poeira. Raios cósmicos, que são partículas altamente energéticas, estão misturados com o gás e com a poeira. Com o passar do tempo, essa radiação vai esquentar até se evaporar por inteira. Para vocês terem uma idéia, a velocidade em que a Nebulosa M42 está viajando pela galáxia é de mais ou menos 60.000 Km por hora e está se afastando do nosso sistema. Poderosos ventos estelares e intensa radiação ultravioleta emergem dessas luminárias cósmicas, moldando a intricada estrutura da nebulosa. Entretanto sua expansão e seu movimento obedecem às leis físicas conhecidas, e não como parte dos preparativos da volta de Jesus. Veja o que se passa na Nebulosa de Órion é A mesma expansão que ocorre em todas as outras nebulosas, porque elas estão se expandindo semelhantemente. Se isto fosse o sinal para Jesus voltar, também poderíamos afirmar que o céu está se abrindo em outras nebulosas e dizer que existe outros portais para a volta de Jesus.
Em meu livro uso dicas que a bíblia descreve como é possível o céu se abrir, no qual ele por não ter uma mente científica não consegue entender como isso é possível. E por não conseguir descarta. E acha que estou num caminho perigoso.
Essas são suas palavras ao se dirigir as pessoas quando perguntam sobre o meu livro. Há mais de vinte anos interesso-me pelo estudo tanto da teologia quanto da ciência.
Tenho uma grande vivencia e experiência no que falo.
Pois, descobri que cada uma dessas disciplinas ajuda a aprofundar meu entendimento da outra. Fico sempre admirado ao constatar como os pontos de concordância entre os princípios bíblicos e os físicos podem favorecer o entendimento tanto emocional quanto racional dos seres. A Natureza e as Escrituras Sagradas emanam os fundamentos básicos das ciências em geral. As principais leis da física, química e astronomia, assim como os conhecimentos básicos da biologia têm suas bases nosescritos bíblicos do Antigo e Novo Testamento.
Todavia, o maior desafio é vencer de tentar mostrar que o conhecimento científico pode-nos ajudar a ir além das estreitas fronteiras de certa visão limitada e acanhada da realidade por alguns.
Ao examinar a teoria da relatividade geral de Einstein, abre-se os horizontes, o que nos faz ter uma visão mais ampla do assunto. O que evidenciará que o conhecimento científico ajuda a obtermos dentro do conhecimento teológico, uma visão ampla de quem somos.
Entretanto, são as dificuldades que muitas vezes alguns encontram na compreensão dos conceitos da física moderna, que fazem com que haja uma contradição com alguns de nossos pré-conceitos já estabelecidos sobre Deus e a ordem no universo. São pré-conceitos cuja solução tem sido de difícil conciliação com definições científicas e com princípios já bem estabelecidos por causa de uma cultura de séculos, as quais, geralmente sempre entram em choque.
Alguns Teólogos e algumas pessoas religiosas encaram o conhecimento científico como algo que limita o potencial do poder de Deus, e pela mesma razão alguns cientistas acham que a religião limita a capacidade do potencial humano com o mesmo preconceito. O que leva a esse argumento é a saída para justificar as dificuldades, através do reconhecimento de que esse conhecimento nada mais seria do que um simples exercício teórico, sem nenhum ponto de contato com nossa realidade. Isso é uma atitude por parte de alguns cientistas e teólogos que perderam aquele típico espírito de investigação permanente e quando interrogados sobre questões de difícil ou desconhecida resposta, propõem-se que isso é como falar sobre Alice no país das maravilhas, digo melhor, Que não existe.
Enfim, exijo mais ética e respeito por parte do Pastor Rodrigo. Não é porque o Pastor Rodrigo tenha um título de PHD, o que o faça ser “supremo” e que saiba tudo.
Deus me deu um ministério para anunciar a redenção da humanidade, e Deus está no comando desse ministério.

Atenciosamente,

Yuri Mendes

Nenhum comentário: